Conheça os principais métodos de ensino-aprendizagem

pos-educacao-infantil

Dizem que o professor já nasce com o “dom de ensinar”. Posso até concordar, porém, acredito que até mesmo aquele “pobre mortal” desprovido do dom divino, também possa vir a ser um excelente professor. Para tanto é necessário que o docente possua uma sólida formação e que tenha uma boa noção pedagoga.

Por tratar-se de um vasto tema, está proposto no presente artigo, apresentar alguns métodos do processo de ensino-aprendizagem que poderão ser incorporados prontamente nas aulas dos professores, sejam eles do ramo esportivo ou acadêmico.

Tratamos no presente material, a metodologia do processo ensino-aprendizagem como sendo: a utilização de métodos de procedimentos aplicados ao ensino e ao aprendizado.

Conheça os principais métodos de ensino-aprendizagem

Aprendizagem através da resposta condicionada:

é baseado no modelo clássico de condicionamento de Pavlov. O referido demonstrou que animais, em privação alimentar, adquirem novos condicionamentos através de estímulos neutros.

Os elefantes utilizados nas apresentações do circo são um exemplo desta abordagem de aprendizagem. Antes que o elefante “dance” ao escutar a música é necessário adestrá-lo, para tanto, os adestradores utilizam métodos condicionantes.

Os elefantes são colocados sobre uma chapa de metal que esquenta no momento em que a música é iniciada, com isso, o animal inicia um movimento alternado com as patas na tentava de esfriá-las. Após certo período de adestramento, o animal responderá à música (estímulo neutro até então) tirando as patas do chão independentemente de o chão estar ou não quente.

Aprendizagem através do erro e acerto:

Esta abordagem foi proposta por Thorndike, cujo fundamento básico é utilizar elogios e/ou recompensas toda vez que o aprendiz executar determinada tarefa com sucesso. Trata-se basicamente de um jogo de tentativa e erro.

Aprendizagem através das aproximações sucessivas:

A premissa deste método é fracionar a tarefa em várias etapas que devem ser vencidas de maneira sequencial. Assim uma técnica esportiva pode ser ensinada e incorporada aos poucos, permitindo que o professor/instrutor dedique mais tempo na etapa em que o aluno apresente maiores dificuldades.

Aprendizagem através da GESTALT:

O foco aqui é priorizar os movimentos globais, mesmo que sejam executados de maneira mais rudimentar. A lapidação do movimento é deixada para um segundo momento. É um método excelente para ser utilizado na iniciação esportiva.

Leia Mais

Mercado fitness cresce em Santa Catarina

Reflexões acerca das academias da saúde

Pesquisa releva um Brasil sedentário

1° de Setembro, dia do profissional de Educação Física

Momento histórico no atletismo brasileiro tem que ser aproveitado

Um comentário

  1. gostei bastante dos vossos servicos pos gostaria de muitas informacoes relacionadas com o treinamento de todas as qualidades fisicas,tecnicas e tacticas no desporto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Downloads